15 de janeiro de 2011

Ministérios e dons

Espero que com este estudo você possa ter esclarecidas  suas dúvidas sobre o que são ministérios e dons. 
Lembramos a você de que estamos falando de coisas espirituais, e só o Espírito de Deus, que é o agente da Palavra, pode te conceder e fazer chegar até você.
Muitas e muitas confusões têm acontecido ao longo de anos e anos dentro das igrejas. Lugares onde deveria ser para esclarecer, têm confundido mais as pessoas. E por quê? Porque o povo está sendo destruído por falta de conhecimento da Palavra de Deus (Os 4:6). Por não examinarem as escrituras (Jo 5:39), tornam-se presas fáceis nas mãos de homens que pensam que são pastores; pensam que tem ministério e pensam que são crentes. Introduzem heresias destruidoras no meio do povo e assim se tornam verdadeiros assassinos espirituais a serviço de Satanás (2 Pe 2: 1-3). São “consagrados” por outros homens, que foram “consagrados” por outros, que foram “consagrados” por outros e por aí vai. Uma verdadeira cadeia de enganos e erros que parece não ter fim. Resultado? Pessoas que não tem chamado, à frente da obra e com cargos meramente dado por homens, ou seja, vazios , sem unção. Um homem pode dizer que você é isso ou aquilo, mas eu quero ver é ele te dar a unção para exercer a função.

É um absurdo uma pessoa achar que é alguma coisa no reino de Deus , só porque alguém lhe impôs as mãos sobre a cabeça e disse que a partir daquele momento...
Incrível como tem gente vivendo no engano! Só quem pode te consagrar é Deus; só quem tem a unção para dar é o Espírito Santo. Ele é quem te capacita para exercer a função que Ele mesmo te põe nas mãos.  Mas é isso que você tem visto ao longo dos anos dentro das igrejas? Claro que não!
Então vamos aprender o que é Ministério e o que são Dons e quais suas finalidades (funções).

Ministério significa simplesmente serviço. Vem de ministrar, executar um ou vários serviços. Uma pessoa pode receber mais de um ministério. E ministério é pessoal e intransferível. Tem “pastores” que preparam seus filhos para assumir seu lugar no ministério, quando chegam na velhice. Está errado! Quem disse que o ministério do teu filho é o mesmo que o teu? Quem disse que é ele o teu substituto? Qual o parentesco do profeta Elias com Eliseu para que ele o substituísse? Qual o parentesco de Moisés com Josué? E tantos outros homens de Deus que foram substituídos ao longo da história, por outros que não tinham parentesco genético. Como você pode ver estão fazendo da igreja uma empresa, um “grande” negócio, que gera lucros (dinheiro) e com isso podem viver regaladamente e garantir o “futuro” de seus filhos. Que fique claro, Ministério é pessoal, ninguém dá ministério a outro. Só o Espírito de Deus é quem pode dar. Eu disse: só o Espírito de Deus. Que fique claro, por favor!

Diversidades de Ministérios: Há uma variedade imensa de Ministérios (serviços), no reino de Deus, e quem distribui é o Senhor  da seara (Mt 9:35-38). Só Ele é que pode dizer qual a sua função no Reino de Deus. Veja bem! O Reino é de Deus mas são os homens que querem dizer o que você vai fazer. É absurdo, terrível! Resultado? Pessoas fracas “gerando” outras mais fracas ainda (1Co 12:4-11).

Como saber qual o Ministério que tenho?
Quando recebemos  Jesus como Senhor das nossas vidas, nos é separado um ou mais Ministérios (serviços), que vão se evidenciando em nós à medida que vamos crescendo na graça e no conhecimento da Palavra revelada pelo Espírito Santo.
É como se num terreno fossem plantadas várias árvores (árvore é símbolo do homem). Enquanto estão pequenas não aparecem flores nem frutos, e você não pode dizer a principio, que espécie (chamado) ou fruto ela vai produzir. Mas quando cresce tudo se destaca: O caule, os galhos, as folhas, as flores e os frutos que são o resultado final, aquilo que realmente vai mostrar, qual é o teu ministério (sem que seja preciso homens te dizer), na seara ou seja no reino de Deus. Há o Ministério da Palavra, Profecias, Cura interior, Louvor, inúmeros, entre outros . Para cada Ministério, é dispensada pelo Espírito de Deus (agente da Palavra) uma unção especifica, ou seja, Deus nos dá a unção para desempenharmos as funções.
Então amado (a), não se iluda por alguém ter imposto as mãos sobre a sua cabeça e dito: Eu te “consagro”! Porque como já disse: só Deus pode consagrar alguém. A seara é Dele e ninguém diz ao Oleiro o que se deve fazer com o barro, ou como trabalhar com ele.

Dons
 São ferramentas do Espírito de Deus para ser usada na obra. Detalhe: ninguém usa os Dons! É o próprio Espírito de Deus que trabalha com ele em nós. As ferramentas são do Espírito de Deus e não nossa.
Hoje em dia, vemos uma tremenda meninice dentro das “igrejas”;        Pessoas vazias querendo se usar (como se fosse possível), para que os outros pensem que é Deus. Volto a repetir, porque isso tem acontecido dentro das igrejas, porque o povo não se interessa em manter intimidade com o Espírito de Deus pela oração, santificação e pela Palavra; por isso são enganadas, confundidas e tomam sérias decisões baseadas em profetadas (que são do diabo) e pensam que são profecias (de Deus). Resultado: O diabo está dirigindo a vida de muitas pessoas pela boca de seus servos dentro das “igrejas”. Realmente, Não há nada novo debaixo dos céus. Se realmente a pessoa, ( o líder) que esta lá na frente fosse ungido por Deus, iria discernir isto, e não deixaria virar bagunça.

Como eu adquiro um Dom?
Como já foi te dito, o Dom é uma ferramenta do Espírito Santo. Ele só nos concede quando estamos em comunhão com a Palavra de Deus e a oração; levando uma vida de santificação (separado das práticas e coisas do mundo e observando a Palavra de Deus). Aí sim, Ele põe dentro de nós (nosso espírito), a ferramenta que Ele vai usar para obra a qual Ele quer contar conosco. Mais quem usa, é Ele. Que isto fique bem claro .

Dom de língua
 Há uma imensa variedade de Dons.
Mas eu separei um, para falar aqui, que tem gerado muitas dúvidas e confusões em pessoas, que desconhecem as funções que esse Dom tem.
Primeiro: Quem foi que te disse que só é batizado no Espírito Santo quem fala em línguas? Isso é absurdo demais, impressionante! Dom de línguas é uma coisa e batismo com o Espírito Santo é outra totalmente diferente (veja depois o estudo nesse blog www.pastorcarlosandre7.blogspot.com, sobre os batismos). Pode ocorrer no momento em que uma pessoa é batizada no Espírito Santo que o Dom de línguas se manifeste também. Eu disse: pode ocorrer. Mas não é regra como muita gente pensa e ensina. Está errado! São duas coisas bem distintas que pode vir juntas, ou não. É bom que, se alguém fale em línguas dentro da igreja, que haja alguém com o dom de interpretação de línguas, que também é outro totalmente diferente, para que haja interpretação pois pode ser puramente uma língua estranha, bem estranha,(da cabeça dos homens ou vinda de demônios). Mas a interpretação dá o discernimento exato pelo Espírito de Deus, se vem Dele ou não.
Espero que tenha ficado claro para você , e que realmente você sirva ao propósito de Deus e não dos homens, pois muitas pessoas têm sido discriminadas, escravizadas e se sentindo inferior as outras (dentro da igreja), por não falar em línguas e com isso acharem que não foram batizadas com o Espírito Santo.
Se você quiser que eu vá a sua igreja para ministrar, esclarecer seus parentes e irmãos, conte comigo, pois não cobro nada para pregar e ensinar a Palavra de Deus. Pois como digo: a palavra é de DEUS e não minha e como posso cobrar por aquilo que não é meu?
Embora você veja em televisões, rádios e etc, homens COMERCIALIZANDO com outros e achando que servem a Deus, cobrando para ensinar e pregar a Palavra, são verdadeiros MERCENÁRIOS, servos de Satanás.
Mas os culpados são esses falsos lideres que vendem o rebanho, e pagam com os dízimos e ofertas verdadeiras fortunas para esses lobos devoradores enganarem e confundirem mais ainda o povo.

Leia a bíblia!

Que a paz de Jesus, esteja na sua vida.

Pr. Carlos André

Um comentário:

  1. Bom dia Cris
    Parabéns pelo seu blog, Muito bonito e abençoado. Deus continue te inspirando para postar mensagens que edificam e alimentam a nossa alma.

    Fica meu convite para conhecer o meu e se tornar uma seguidora http://superacao1000.blogspot.com

    vamos trocar idéias e ajudarmos uns aos outro neste imenso campo missionário que é a Internet.

    Fique na Paz de Cristo.

    ResponderExcluir

JESUS ESTÁ VOLTANDO! ARREPENDEI-VOS!