11 de dezembro de 2010

Salmos 23

Neste estudo quero te chamar a atenção para as particularidades que existe num animal muito mencionado na bíblia: a ovelha. Davi que sabia como ninguém cuidar de ovelhas. Descreve com muita propriedade os sentimentos e atenção que uma ovelha precisa, e quando olha para o alto, Davi vê que o Soberano Pastor de nossas almas, tem um carinho todo especial para cuidar de nós com sua vara e o seu cajado. Ele se coloca como uma ovelha nas mãos do Senhor. Veja agora com muita meditação algumas particularidades fundamentais nas ovelhas.
 Ele começa o Salmo 23 dizendo: “O Senhor é o meu pastor; nada me faltará” (v.1).
Como a ovelha depende do seu pastor para tudo, Davi sabia que com sua vida nas mãos do Senhor nunca teria falta de nada. Pois Deus supre com a Sua Palavra, todas as nossas necessidades.
 “Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente às águas tranqüilas” (v.2).
A ovelha é um animal que se assusta fácil, e se as águas estiverem em movimento (riacho, ou rios), elas não se aproximam para beber, pois têm medo de se afogar. Então o Pastor usa a parte debaixo do Cajado para fazer um risco no chão e desviar um pouco a água, a fim de que fique parada e a ovelha possa beber com tranquilidade, por isso ele diz guia-me as águas tranquilas.
 Deus nos manda aquietar e saber que Ele é Deus (Sl 43:10) e descansar, pois não há turbulência nem o que temer se é Deus que cuida de nós.
 “Refrigera-me a alma. Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome” (v.3).
Veredas são caminhos e justiça é a Palavra de Deus. Então Davi está dizendo que só a Palavra de Deus pode conduzir o homem em triunfo.  Refrigério é porque a ovelha devido ao calor precisava sempre ter a cabeça molhada para não desfalecer. Assim, Deus molha a todo instante a nossa cabeça com o óleo da unção, para estarmos preparados e enfrentar as adversidades da vida.
 “Ainda que eu andasse pelo vale da sombra e da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam” (v.4).
Davi escreveu esse Salmo logo após o confronto com Golias no vale; por isso ele usa essa expressão, da sombra e da morte, porque a sombra de Golias refletida nele simbolizava a morte. Quando o pastor conduzia as ovelhas por vales, os lobos se escondiam entre as rochas para atacar as que ficavam para trás, caídas. Então o Pastor voltava e, se encontrasse alguma ovelha caída entre as pedras, usava o cajado para resgatá-la. Assim é Deus com as nossas vidas. Quando caímos e ninguém estende as mãos para nos socorrer, Deus sempre está pronto a nos levantar com sua Palavra de poder. Pois sete vezes pode cair o justo, mas sete vezes o Senhor está pronto a levantá-lo (Prov.24:16)
  “Preparas uma mesa na presença dos meus inimigos, unges-me a cabeça com óleo, o meu cálice transborda” (v.5).
O Pastor antes de soltar as ovelhas para pastar, sempre vai à frente delas e arranca as ervas venenosas. Coloca as ervas sobre uma pedra, numa altura em que a ovelha não possa alcançá-las e venha a comê-las e morrer. Assim Deus faz com as nossas vidas, usando o seu Espírito Santo a testificar o que vem Dele, para que não comamos o que vem do diabo, como muitos "crentes” têm comido e morrido com as ervas venenosas. Tais como: Correntes, campanhas, objetos ungidos e outros dos mesmos seguimentos, que são totalmente nocivos à vida espiritual do crente.
 “Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; E habitarei na casa do SENHOR por longos dias” (v.6)
A ovelha sabia que o seu Pastor nunca a abandonaria e nunca desistiria dela. Jamais! Por isso podia contar com sua bondade mesmo quando ela se desviava do rebanho e ficava a mercê do lobo. O Pastor sempre se fazia presente, e na hora certa a livrava. Deus não desistiu de você mesmo sabendo que estás desviado da sua presença. Ele continua te livrando por misericórdia e te dando oportunidades de voltar. Aproveite o chamado do Pastor que deu a vida pelas ovelhas (Jesus),  e volte correndo para o Seu aprisco! Ele hoje está de braços abertos a te esperar e nunca, nunca desistiu de você. Não foi Ele que te abandonou foi você que saiu do seu aprisco, ou seja, da sua presença. Eis ai a tua grande chance! Hoje, Ele te chama te ama, te quer! Mas a decisão é sua. Dobre agora os seus joelhos e faça uma oração e retorne aos braços de amor do Pastor que deu a vida por nós. Seu nome é Jesus.
 Se quiser nos convidar para ministrar estudos Bíblicos ou pregar na sua Igreja, entre em contacto conosco pelo e-mail pastorcarlos_andre@hotmail.com.
Que Deus te faça crescer na graça e conhecimento de sua Palavra.
Fique na paz do Senhor, o nosso bom Pastor.
 Pr.Carlos André

Nenhum comentário:

Postar um comentário

JESUS ESTÁ VOLTANDO! ARREPENDEI-VOS!