11 de dezembro de 2010

Qual é o teu nome?

Temos aprendido que nome não é só uma combinação de letras, mas, é algo muito além... Ou seja, nome revela o caráter, e princípios do ser humano. Ao mergulhar na Bíblia, a palavra de Deus, deparei-me com um texto o qual, quando li, algo novo abriu-se em meu entendimento tal qual um leque. Vejamos Jr 20:3, diz: e sucedeu que, no dia seguinte, Passur tirou a jeremias do cepo. Então lhe disse Jeremias: o Senhor não chama o teu nome Passur, mas Magor-Missabibe. Esse nome significa terror em derredor, isso quer dizer que todos chamavam aquele homem de Passur, mais Deus passou a chamá-lo de terror em derredor. A pergunta é: como Deus te chama? Qual o seu nome diante dele? Será que Deus precisa mudar o teu nome? Ao longo da história bíblica, temos lido que Deus mudou o nome de várias pessoas, sabemos que tudo o que Deus faz tem um propósito, nada é por acaso. Dentre várias pessoas que Deus mudou o nome, quero me prender só a algumas. Vejamos; - Abrão, em Gn 17:5, Deus muda o nome de Abrão (pai elevado), para Abraão (pai de multidões), ou seja, Deus não queria que ele fosse pai elevado, que se elevasse em seu território, o que Deus tinha pra ele era algo bem maior, pai de multidões natural (areia da praia), e espiritual (estrelas no céu). Deus quer nos levar além do que o homem tem traçado para nossas vidas, muitas vezes nossa visão natural não nos permite enxergar o que está além do horizonte. Quando o pai de Abrão lhe colocou esse nome, com certeza tinha uma visão limitada, mais a visão do nosso Deus é sem limites, Deus não via Abraão como pai elevado, e sim como pai de multidões. Hoje conhecemos Abraão como o pai da fé.

- Jacó, em Gn 32:28, Deus mudou o nome de Jacó (suplantador, enganador), para Israel (aquele que luta com Deus). Jacó perseverou e disse: não te deixo se não me abençoares, a vida de Jacó mudou completamente depois desse episódio, nota-se que ele insistiu pela benção de Deus, ele perguntou para o Anjo qual o teu nome? Jacó ainda não estava preparado, por isso Deus não lhe revelou o nome, pois Deus só se revela para aqueles que são íntimos dele. Jacó ainda não estava na dimensão em que Deus queria, ele ainda não era íntimo de Deus, isso fica bem claro quando ele disse: (Gn 28:20,21) que o Senhor seria seu Deus se lhe desse mantimento. Deus ainda não tinha feito aliança com Jacó, por isso não lhe revelou o nome, mais mudou o nome dele. Mudança de nome significa: mudança de caráter; de destino, de direção. Uma coisa é quando Deus muda o nome, outra coisa é quando o homem quer mudar. Quando Deus muda algo extraordinário acontece, há mudança em todos os aspectos da vida do ser humano, mais quando o homem tenta mudar nada acontece, porque só Deus nos conhece pelo nome. Como foi o caso de Daniel, Misael, Hananias e Azarias o rei Nabucodonossor mudou-lhes os nomes, vejamos; (Dn 1:7).

- Daniel: Deus é meu juiz, ele chamou de Beltssazar: bel deus principal da Babilônia.

-Hananias: o Senhor é gracioso, ele chamou de Sadraque: servo de aku o deus lua.

-Misael: quem é igual ao Senhor, ele lhe chamou de Mesaque: a sombra do príncipe.

Azarias: o Senhor ajuda, ele lhe chamou de Abede-Nego: servo de nego o deus da sabedoria ou estrela da manhã. Como o nome revela princípios, provavelmente o rei pensou que os princípios dos seus deuses pagãos influenciariam na vida dos servos de Deus. Mas, se enganou porque aqueles que guardam a palavra, o diabo não pode influenciar. Tenho observado que várias vezes, Deus escolheu o nome de algumas crianças antes e depois que nasceram. Exemplo: os filhos de Oséias, ver Os 1:3-9, Deus faz uma analogia a respeito da nação de Israel, não quero me prender a esse fato. Mas sim ao de Lc 1:13, o anjo apareceu para Zacarias e lhe disse que o nome do seu filho seria João (Graça ou favor de Deus), as pessoas já estavam chamando o menino de Zacarias, o nome do seu pai. Então, Isabel falou não o seu nome será João, todos se espantaram, pois na linhagem não tinha ninguém com esse nome. Mas, na linhagem de Deus sim. O objetivo de Deus com isso era mostrar, que a partir de João (nome incomum na linhagem), estaria começando um novo marco na história de Israel. Estava ficando pra trás as tradições, os costumes, e se abriria uma nova porta, porta da graça do favor imerecido, que Deus começara a tratar com toda humanidade. E dentro dessa tão grande porta da graça, abriu-se outra, a da restauração, que era o ministério de João, ministério de restaurar vidas, para que assim elas pudessem entrar na porta da graça, do favor imerecido, só depois que fossem restaurados. Portanto, o objetivo deste estudo, é para refletirmos e pensarmos, como Deus está nos chamando? Qual o seu nome diante dele? Será que os princípios que estou vivendo, são os que ele ensinou em sua palavra? Será que verdadeiramente temos moldado o nosso caráter de acordo com a Bíblia? Não devemos esquecer que temos a mente de Cristo, isso significa que devemos ter os mesmos objetivos, e ideais que ele. Em Ap 2:7, o próprio Senhor nos promete que, se vencermos nos daria uma pedrinha branca, e com ela um novo nome, o qual ninguém conhece somente aquele que o recebeu. Esse novo nome será um sinal para nós mesmo, um sinal de que vencemos e que agora um novo princípio, uma nova vida na eternidade, nos fará conhecermos a nós mesmo, e a glória é que, iremos ver o nosso nome, ou seja, o nosso caráter plenamente submetido a palavra de Deus. Pois lá já estaremos em um corpo incorruptível.

 

Cristina M.Silvano de Andrade

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

JESUS ESTÁ VOLTANDO! ARREPENDEI-VOS!